sábado, 17 de julho de 2010

Seis soldados da Otan morrem no Afeganistão

Cinco militares estrangeiros, três britânicos e dois americanos, morreram em ataques a bomba no Afeganistão, enquanto outro soldado britânico morreu em um acidente em uma rodovia, informaram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e as autoridades britânicas neste sábado (17).

Um militar britânico e outro das forças americanas morreram em incidentes diferentes neste sábado (17) , enquanto outro militar britânico e um americano morreram na sexta-feira (16), informaram em Cabul a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, da sigla em inglês) e o Ministério da Defesa em Londres.

Já os quatro soldados morreram em três ataques diferentes cometidos com artefatos explosivos artesanais, a forma de operação predileta dos talibãs, completou um porta-voz da Isaf. Ainda segundo o órgão, um soldado da Otan morreu por conta de uma explosão neste sábado.

No total, 376 militares estrangeiros perderam a vida no conflito afegão desde o início do ano, estimam entidades de direitos humanos. Em 2009, 520 morreram.

A quantidade de militares britânicos e civis que trabalham para o ministro britânico da Defesa mortos nesse país desde o início da intervenção aliada em 2001 subiu para 322, dos quais um terço morreu no distrito de Sangin. As forças britânicas devem retirar-se dessa base talibã até o fim do ano para serem substituídas por forças americanas.

Hoje também, a Isaf afirmou, em um comunicado, que tinha matado dezenas de rebeldes e capturado mais de cem em mais de quarenta operações realizadas entre 9 e 16 de julho em diversas regiões afegãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário